No período de 1965 à 1970, paralelamente à linha B-471, a Philco também produziu uma versão do Transglobe denominada "Export Model". Era o B-480. O Transglobe B-480 era um rádio direcionado mais ao mercado externo, apesar de estar disponível também no mercado interno.

O B-480 é considerado um rádio avançado para a época em que foi produzido. Equipado com nove faixas de ondas, sendo que uma delas é a de FM, possui um circuito de sintonia fina automática (AFC), funciona com pilhas ou com rede elétrica e tem duas antenas, uma telescópica que pode ser ajustada em qualquer direção e a já conhecida roto-antena, instalada no interior do gabinete. O gabinete, por sua vez, é o mesmo utilizado no B-471, porém, com mudanças em detalhes de acabamento.

Na parte de cima do gabinete, o botão que aciona a iluminação da escala é cromado e a antena telescópica tem um diâmetro maior que a do B-471. Na escala a grafia dos algarismos das freqüências é diferente, as palavras são escritas na língua inglesa e a escala de FM não fica gravada no cilindro e sim na parte superior da lente da escala. No friso superior da grade do alto-falante ficam impressas as marcas "Super Transglobe FM" e no inferior as marcas "All Transistor" no lado esquerdo, "9 Band" no meio e no lado direito as funções de um teclado localizado logo abaixo deste friso. O teclado, por sua vez tem quatro teclas com as seguintes funções, da direita para a esquerda: Off (desligado), AM, FM e AFC.

Quando se aciona a tecla de AM ou FM, o rádio liga automaticamente, sendo que, a partir do momento em que se aciona a tecla de AM, a seleção da faixa a ser utilizada se faz girando-se o botão da chave de ondas na lateral como é feito no B-471. Os controles de sintonia, volume e tom são dispostos da mesma forma que os do B-471, sendo que o controle de volume não tem a chave liga-desliga incorporada e o botões são maiores, tendo como acabamento uma pequena calota de metal na parte central.

Na parte traseira a tampa tem um pequeno recorte na lateral para a passagem do cabo de força e do fio de antena. O manual de instruções, disposto da mesma forma que no B-471, tem uma apresentação gráfica diferente. No chassis ficam fixados a roto-antena, um suporte para enrolar o cabo de força, uma chave para ligar e desligar a roto-antena, uma chave para a seleção entre o uso de pilhas ou rede elétrica, e uma chave para a mudança de tensão entre 110 e 220 volts. A caixa de pilhas é igual à do B-471, porém na cor branca e cinza. Também possui um borne para a conexão de antena externa. Quando se seleciona o uso de energia elétrica a lâmpada que ilumina a escala fica acesa constantemente, quando o rádio está ligado. Quando estão sendo utilizadas as pilhas, a lâmpada só se acende quando pressionado o botão localizado na parte superior do aparelho.

O circuito eletrônico do B-480 é composto de 17 transistores de germânio e suas faixas de ondas são as seguintes: Ondas Médias de 530 à 1625 kHz, SW1(Ondas Tropicais) de 2,2 à 4,3 MHz (120, 90 e 75 metros), SW2 (banda corrida) de 4,2 à 7,8 MHz ( 60, 49 e 41 metros), as faixas ampliadas de 9,4 à 9,8 MHz ( 31 metros ) , 11,5 à 12 MHz ( 25 metros ), 14,9 à 15,6 MHz (19 metros) , 17,3 à 18, 1 MHz ( 16 metros ) , 21,0 à 22,0 MHz (13 metros) e FM de 88 à 108 MHz.

Existe uma versão deste rádio com modificações somente na etapa de áudio, e que foi chamada de B-480-1. O Transglobe B-480 é considerado um rádio raro. Sua produção foi encerrada pouco antes do fim da produção do B-471-2.

 

 Copyright © 2011 Michel Viani. Todos os direitos reservados. São Paulo - Brasil

. Toda eventual reprodução aqui publicada terá a fonte indicada.
. As opiniões do autor são independentes das eventuais citações ou logomarcas exibidas.
. Logomarcas aqui apresentadas são de propriedade de seus respectivos proprietários.