No final dos anos 50, paralelamente à produção dos modelos de mesa B-457 e B-458, a Philco passou também à produzir o Transglobe B-459, que foi o primeiro Transglobe portátil a ser fabricado pela Philco, o precursor de toda uma brilhante geração de rádios brasileiros que foram e ainda são objeto de desejo de muitos aficionados pelo mundo do rádio.O Transglobe B-459, também conhecido pelo nome de Transglobe II, é um rádio com gabinete de madeira, totalmente revestido de vinil. O acabamento geralmente é na cor preta, porém tem-se conhecimento de acabamentos em outras cores. O gabinete possui uma alça superior e uma tampa frontal que, ao ser fechada protege todo o painel, fazendo com que o gabinete do rádio comporte-se como uma maleta. Essa tampa pode ser removida. O B-459 possui uma grande antena telescópica de oito seguimentos, contando ainda com uma antena unifilar localizada na parte interior da tampa traseira, enrolada em um carretel, chamada de Philco roto antena, um sistema bem semelhante ao que é utilizado hoje pela Sony em seus multibandas digitais, que são acompanhados de uma antena carretel (AN-71). O Transglobe B-459 tem seus controles todos localizados na parte frontal inferior do aparelho, dispostos na horizontal, tal como são nos modelos de mesa, porém a escala, que exibe todas as faixas gravadas no sentido horizontal fica do lado direito, sendo que o ponteiro corre por trás das gravações numéricas, feitas na cor branca, contrastando com o restante preto da escala. Na parte inferior da escala é exibida a inscrição "TRANSGLOBE II", logo abaixo de uma escala logarítmica de 0 à 100. Nesta escala além das freqüências são apresentados nomes de países e cidades possíveis de serem sintonizados, de acordo com a respectiva posição do ponteiro, o que era praticamente uma tradição nos rádios de ondas curtas antigos. A grade do alto-falante de 6 polegadas é feita de alumínio e fica na parte frontal esquerda, um pouco mais avançada para a frente do rádio em relação à escala. Ambas são contornadas por largos frisos cromados, sendo que o friso inferior traz as gravações em baixo relevo das funções dos controles, cujos botões também são cromados. Entre os dois botões centrais, há um logotipo cromado da Philco, e há também um pequeno emblema na grade do alto-falante. Na tampa traseira, além da já citada roto-antena, localizam-se também o suporte para 6 pilhas grandes e uma etiqueta com dados técnicos do rádio e um pequeno certificado a ser preenchido com os dados do proprietário. Pode-se também visualizar o terminal de antena e aterramento fixado acima do chassis logo atrás do condensador variável. Junto à este terminal está a chave que faz a seleção da antena utilizada. O chassis é montado no sentido horizontal. O circuito eletrônico do Transglobe B-459 é composto por oito transistores de germânio, alimentados por 9 volts. As faixas de onda deste rádio são as seguintes: Ondas Médias de 530 à 1600 kHz, uma banda corrida que cobre de 2,5 à 7,5 MHz, uma segunda banda corrida cobrindo de 7,5 à 22 MHz e três faixas ampliadas: 9,4 à 10,1 MHz (31 metros), 11,4 à 12,7 MHz (25 metros) e 14,9 à 18,5 MHz (19 e 16 metros) tendo assim uma boa abrangência do espectro de freqüências. Este modelo do Transglobe é considerado raro.
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